terça-feira, 18 de novembro de 2008

Greve na ESA

Saíremos um pouco de Vila Garcia, e voltemo-nos para Amarante, a nossa linda cidade, concretamente para a escola secundária.
Como tem estado na moda fazer greves e manifestações contra a ministra da educação, nós, estudantes aplicados, não poderiamos ficar atrás. Bem, ficamos atráz na mesma, pois a nossa greve foi uma das últimas, em todo o país... Mas não deixou assim de ter grande influência no ministério da educação!

Bem, comecemos pelo empenho dos alunos! Como referi antes, como alunos aplicadissimos que somos, fomos para a greve bem preparados... Alguém fez um cartaz que condizia com a sua roupa, e a maioria dos alunos fez greve porque "somos jovens, temos de faltar", como disse um aluno que foi entrevistado (e que como podemos ver, deu um exemplar e objectivo comentário para representar Amarante nos telejornais).

A manifestação começou na ESA, e depois seguimos em direcção à câmara municipal, para mostrar á ministra qe para além de estarmos descontentes com ela, estamos em boa constituição física! A multidão era imensa, vá, 500 alunos visto que os outros 1500 ficaram a desfrutar dos seus lençois... Mas mesmo assim, foi uma marcha nunca antes vista que se pode asemelhar-se em alguns aspectos com o 25 de Abril... Pessoas de pijama nas janelas, velhos a afirmar "eles vão ficar com os vossos nomes e prejudicar-vos nos exames" e tránsito parado só para nos ver passar (pessoas que perderam o emprego poque se atrasaram mais de uma hora).
Pessoalmente, por alguns momentos pensei estar numa marcha de carnaval como na primária... Pessoas com apitos, cartolinas e cantigas catitas é realmente um carnaval precoce...

Obviamente que o que importa aqui é a participação dos vila garciences! Claro que se quisessemos ter mudanças na educação bastava-nos um telefonemazinho intimidedor para a ministra a dizer que era um pedido vila garcience... Uma hora depois já haviam resultados, é um facto. Mas fazer uma greve é... é bonito :) e Vila Garcia teve grande influencia nesta greve. Não, não fomos para lá vender Silvas (pensamos na ideia mas não havia sombra para abrir a barraquinha)... mas fomos espetaculares na mesma!

Tiago Peixoto, quarto Grande, decidiu que o seu metro e oitenta e três não chegavam, e decidiu pôr-se nos ombros de um fregimense (cujo nome não importa, estamos num blog de Vila Garcia, e somos bastantes egocentricos) para mostrar que estamos á altura e para o seu cartaz ser o mais visto! Tentou realmente, com este método e outros, aparecer nas câmaras, mas não foi sucedido... Provavelmente os camara mens estão mortos por esta altura.
Pedro Fogareiro, também estava presente... Não o vi fazer nenhum, mas visto que diz ter beleza e tem uma mochila com pequenas guitarrinhas claro que contribuiu imenso também u.u
Outra grande presença, Amadeu Montanelas... Bem, quanto a este, apenas o vi a ser apalpado... Hmmm... Ah já sei, estava a tentar mostrar o seu desagrado por não haverem aulas de educação sexual na escola!

Chegados á câmara, todos os alunos se instalaram como gente civilizada... Uns penduraram-se na estátua, e outros calcaram e saltaram na relva... Pelo que se ouviu hoje, ficaram desiludidíssimos com o nosso presidente, por não ter aparecido, mas eu peço, não estejam... Não pensem que com cantigas de coro como "Armindo Abreu vem á janela" e "Bigodes vem á janela" iriam a algum lado...

Depois de uma manhã assim, divertidissima, em frente ao bonito monumento que é a camara municipal e o museu (aproveito para fazer uma referencia a este, visitem ;) são só 50 centimos xD) foi entregue a carta, e acabada a festa.

Pode não ter sido tão espetacular assim, mas a última que ouve foi á 5 anos, e ainda está em tribunal quem teve a infeliz ideia de fechar a escola a cadeado... Assim podemos concluir: não fomos sucedidos (a minista continua a ser deficiente) mas ninguem foi preso!

Deixo uma pequena foto...

2 comentários:

Gabriel disse...

Até para greves os amarantinos precisam que os Vila Garcienses ajudem... E claro que fizeram um excelente trabalho, como o Tiago Peixoto, a exibir esse seu cartaz.

Excelente notícia :)

Inês Pinto disse...

"fregimense (cujo nome não importa, estamos num blog de Vila Garcia, e somos bastantes egocentricos)" lolol
esqueceste-te de sublinhar o promenor de ate um fregimense ter como objectivo d vida morar em Vila Garcia... lolol
vah eu sou da opiniao que se tivessem ido um ou dois presos era mt mais fixolas mas pronto....
lolol
grande manha mesmo "piu piu piu a ministra ja caiu" ahahah

optimo trabalho sonia :p
ps. a foto tbm ajuda...lolol